Prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro constituem prioridade nacional, afirma VPR

Esperança da Costa destacou sensibilidade e engajamento do Presidente João Lourenço na luta contra a doença

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, nesta quinta-feira, que a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno do cancro, particularmente da mama e da próstata, constituem uma prioridade nacional para o Executivo angolano.

Esperança da Costa discursava na abertura do “Encontro de Reflexão sobre Outubro Rosa Novembro Azul”, que decorre sob o lema: “Unidos na Prevenção contra o Cancro da Mama e da Próstata”.

Na sua intervenção, a Vice-Presidente destacou a sensibilidade e engajamento total do Presidente João Lourenço na luta contra o cancro, sublinhou que a doença não provoca somente dor, sofrimento e luto, mas compromete seriamente as expectativas de crescimento socioeconómico e de prosperidade do País, e defendeu medidas urgentes de prevenção, controlo e de acesso universal a novas tecnologias e tratamento, incluindo apoio psicossocial.

O que, afirmou, o Executivo tem implementado numa estratégia de curto, médio e longo prazos. “O Executivo angolano junta-se anualmente ao movimento mundial do Outubro Rosa e do Novembro Azul, campanhas determinantes na consciencialização das mulheres e dos homens para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da mama e da próstata. Estas ocasiões não são apenas para promover a saúde, são também momentos de celebração da resiliência e da esperança das pessoas afectadas por essas doenças e suas famílias”, referiu.

Esperança da Costa lembrou que, em Outubro, foram desenvolvidas, juntamente com a sociedade civil e parceiros, diversas actividades de promoção e prevenção, com destaque para palestras, conferências, distribuição de material informativo para alertar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos e rastreio do cancro da mama.

“É com sentido de compromisso que no mês de Novembro dedicámos atenção à saúde dos homens, com particular destaque à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, o que passa sobretudo pelo fortalecimento da consciência dos homens para a necessidade do diagnóstico precoce, particularmente no que concerne ao preconceito e à desinformação sobre a doença ainda registados na nossa sociedade, aumentando a mortalidade”.

Organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Comissão Nacional de Combate ao VIH-SIDA e Grandes Endemias (coordenada pela Vice-Presidente da República), com apoio institucional da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), o “Encontro de Reflexão sobre Outubro Rosa e Novembro Azul” tem como objectivo elevar os níveis de sensibilização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do cancro.

Previous Vice-Presidente da República procede à abertura do “Encontro de Reflexão sobre Outubro Rosa e Novembro Azul”

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados